88% da superfície do oceano tem plásticos

88% da superfície do oceano tem plásticos

Pesquisadores da Universidade de Cádiz demostraram a existência de cinco grandes acumulações de resíduos de plástico em oceano aberto, coincidindo com o movimento de cinco grandes giros das águas superficiais oceânicas. Além da já conhecida acumulação de lixo plástico do Pacífico Norte, mostraram a existência de acumulações semelhantes na região central do Atlântico Norte, Pacífico Sul, Atlântico Sul e do Oceano Índico.

Também indicaram que as águas superficiais do centro dos oceanos podem não ser o destino final dos resíduos plásticos, uma vez que grandes quantidades de microplástico estão a entrar na cadeia alimentar marinha e no fundo do oceano.

Este trabalho, capa da revista Proceedings, da Academia Nacional de Ciências (PNAS), centrou-se na análise das amostras recolhidas em águas abertas durante a Expedição Malaspina em 2010. Essas amostras, apesar de terem sido recolhidas longe da costa, continham plástico em 88% dos casos.

Mais informação: http://www.campusdelmar.es/es/noticias/investigadores-uca-demuestran-existencia-grandes-acumulaciones-plastico-todos-oceanos-planeta

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.